Autor:

Victor Fernandes Rocha

Conselheira:

Medicina

Experiência:

> 7 anos

Autor: Perito Médico

Victor Fernandes Rocha

Parar de fumar representa o passo mais importante que os fumantes podem tomar para melhorar a duração e a qualidade das suas vidas. É difícil parar de fumar, mas pode fazê-lo. Para ter a melhor chance de parar de fumar, precisa saber contra o que se está a enfrentar, quais são as suas opções e onde procurar ajuda. Vai encontrar essa informação aqui.

A clínica online Treated.com é aprovada no Reino Unido e, portanto, permite diagnóstico remoto e prescrição on-line para todos os cidadãos da UE. Você pode encomendar medicamentos para deixar de fumar (Champix) em Treated.com sem receita médica de seu médico, como o médico on-line emitirá uma receita on-line com base em seus dados médicos. Depois disso, você receberá seu tratamento via entrega expressa da farmácia on-line.

Os fatos de fumar: por que fumar é ruim para si?

Fumar tabaco é prejudicial para a sua saúde. Os cigarros contêm 600 ingredientes, que geram mais de 7.000 produtos químicos enquanto eles se queimam. Muitos deles são venenosos. Embora o tabagismo seja mais comumente associado a um risco aumentado de certos tipos de câncer, os seus efeitos negativos são de grande alcance e o fumo pode prejudicar quase todos os órgãos do corpo.

Fumar também causa muitas doenças que não matam a curto prazo, mas que podem fazer com que o paciente sofra anos de sintomas cada vez mais debilitantes.

Quando decide parar de fumar, pode ajudar a descobrir o que esperar enquanto trabalha no processo. Algumas pessoas têm apenas alguns sintomas leves quando desistem, mas outros acham mais difícil. Embora a retirada possa ser desafiadora, pode ajudar se olhar para os sintomas como sinais de que o seu corpo está a recuperar-se do dano que o fumo causou.

Muitas pessoas acham que os sintomas da abstinência desaparecem completamente após duas a quatro semanas, embora para algumas pessoas possam durar mais tempo. Os sintomas tendem a aparecer e passar por cima desse tempo. Lembre-se, vai passar, e vai sentir-se melhor se aguentar e desistir para sempre.

Riscos para a saúde associados ao tabagismo

Câncer. Um terço de todas as mortes por câncer são relacionadas ao tabagismo. Os fumantes têm um risco aumentado de desenvolver os seguintes tipos de câncer: pulmão, garganta, boca, laringe, esôfago, rim, estômago, pâncreas, testículo/cervical.

Pulmões – Fumar inflama o tecido delicado dos seus pulmões, o que pode dificultar a respiração. Com o tempo, essa inflamação pode causar cicatrizes. A exposição a longo prazo ao fumo pode resultar no desenvolvimento de formas de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como enfisema, uma doença que causa obstrução das vias aéreas pela destruição dos sacos aéreos (alvéolos) nos pulmões ou bronquite crônica por inflamação do revestimento dos tubos nos pulmões.

A fumaça do tabaco danifica os minúsculos pêlos chamados cílios, que trabalham para varrer a poeira e os irritantes dos pulmões. Se os cílios são incapazes de funcionar corretamente, os seus pulmões tornam-se menos capazes de se limpar e pode tornar-se mais suscetível a infecções respiratórias.

Coração – Fumar pode aumentar os seus níveis de pressão arterial, o que coloca pressão sobre o seu coração. O monóxido de carbono inalado dos cigarros reduz a disponibilidade de oxigênio, o que força o coração a trabalhar mais. Fumar pode danificar o revestimento das suas artérias e levar a uma acumulação de material gorduroso (ateroma) que os reduz. Isso pode causar angina, um ataque cardíaco ou um derrame.

Fumar também aumenta os níveis de colesterol ruim e outras gorduras no sangue. Os depósitos dessas gorduras podem acumular-se nas artérias (aterosclerose), tornando-as estreitas e endurecidas, e potencialmente levando a bloqueios.

Cérebro – A nicotina é altamente viciante, e é por isso que muitas pessoas acham tão difícil parar de fumar. A abstinência de nicotina pode fazer com que se torne irritável, ansioso e deprimido, sofra de dores de cabeça e tenha problemas para dormir. Fumar também aumenta o risco de desenvolver um aneurisma cerebral que, se explodir, pode causar danos cerebrais ou morte.

Estômago – Os fumantes correm um risco maior de sofrer de refluxo ácido, pois o fumo do tabaco enfraquece os músculos que controlam o esôfago, permitindo que o ácido suba do estômago.

Boca – O uso de tabaco pode inflamar as suas gengivas, levando a um maior risco de desenvolver cárie dentária, perda de dentes e mau hálito.

Pele – Fumar reduz a quantidade de oxigênio que atinge a pele, causando descoloração, enrugamento e envelhecimento prematuro. Fumar também pode reduzir os níveis do hormônio estrogênio, o que pode levar a pele seca.

Reprodução e fertilidade – A fertilidade de uma mulher fumante é estimada em 72% da de uma não-fumante. Fumar reduz os níveis de estrogênio, o que pode desencadear a menopausa precoce em mulheres. Nos homens, o tabagismo aumenta a incidência de disfunção erétil devido ao fluxo sanguíneo restrito. As toxinas presentes nos cigarros também podem danificar os espermatozóides e reduzir a contagem de espermatozóides, causando infertilidade.

Ossos e músculos – Fumar reduz a capacidade do seu corpo de produzir tecido ósseo saudável. Com o tempo, os seus ossos tornam-se cada vez mais frágeis e fracos (osteoporose), colocando-os em um risco maior de quebras. Os níveis reduzidos de oxigênio no sangue associados ao hábito de fumar tornam mais difícil para o seu corpo acumular músculos, e os seus músculos cansam mais facilmente do que um não-fumante.

Olhos – Os fumadores têm um risco acrescido de desenvolver cataratas, danos no nervo óptico e degeneração macular relacionada com a idade, os quais podem levar à cegueira.

Fumar e expectativa de vida

Fumar reduz significativamente a sua expectativa de vida. Metade de todos os fumantes de longa data morrerão prematuramente, em média, dez anos antes do que um não-fumante. No entanto, há boas notícias. Se parar de fumar antes da meia-idade e ainda não desenvolveu uma doença relacionada ao fumo, pode evitar a maior parte do risco aumentado de morte por causa do fumo.

Fumar durante a gravidez

Fumar durante a gravidez é prejudicial para a saúde do seu bebê. Quando é inalado no seu corpo, os milhares de produtos químicos liberados pelo seu cigarro podem ser passados através da placenta para o feto. O mais nocivo destes é o monóxido de carbono, que restringe a quantidade de oxigênio disponível para o seu bebê, essencial para o seu crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Se fuma durante a gravidez, aumenta o risco de:

O que é a retirada da nicotina?

Quando para de fumar, é provável que tenha sintomas de abstinência de nicotina. A nicotina é o produto químico nos cigarros que os torna viciante.

Retirar a nicotina é a reação do seu corpo a si não inalando nicotina. Pode ser desagradável, mas é temporário. A maioria dos sintomas de abstinência de nicotina vão desaparecer completamente após 6 meses.

Por que a nicotina causa sintomas de abstinência?

A nicotina causa sintomas de abstinência porque criou uma dependência química (uma necessidade física) no seu corpo. Fumar cigarros regularmente faz o seu corpo esperar um certo nível de nicotina.

Se parar de fumar ou reduzir a quantidade de cigarros que costuma fumar, os seus níveis de nicotina cairão. Como resultado, o seu corpo passa por uma retirada da nicotina que causa sintomas de abstinência.

Quais sintomas causa?

A abstinência de nicotina pode causar uma série de sintomas, como:

Muitos ex-fumantes relatam ganhar peso depois de parar de fumar. O ganho de peso médio para as pessoas que deixaram de fumar é entre 6-8 libras (3-4kg) no ano após o abandono. No entanto, se observar a sua dieta após parar de fumar e garantir que faz exercício suficiente, pode evitar o ganho de peso ao parar de fumar.

Por quanto tempo pode experimentar sintomas de abstinência?

Os sintomas de abstinência são temporários e ocorrem enquanto o corpo se ajusta à queda da nicotina no sistema. Os sintomas tendem a estar no seu pico cerca de dois dias (48 horas) após o primeiro día sem fumar. Deveriam ter desaparecido completamente após 6 meses.

Se os sintomas de abstinência ainda persistirem após 6 meses, fale com o seu médico sobre como obter aconselhamento, apoio ou tratamento.

Como deixar de fumar afeta ao seu peso?

As pesquisas mostram que, em média, as pessoas que param de fumar ganham cerca de 5kg no ano após deixarem de fumar. Fumar é conhecido por acelerar o seu metabolismo, e quando pára, precisa de menos calorias.

Se é um fumador pesado, pode precisar de menos 200 calorias por dia depois de desistir. A nicotina também é um inibidor de apetite, então também pode achar que o seu apetite aumenta assim que deixar de fumar.

Por que os fumadores que param frequentemente relatam ganho de peso?

As principais razões são um abrandamento do seu metabolismo (embora apenas ligeiramente), juntamente com uma maior ingestão de alimentos, uma vez que os alimentos começam a ter um sabor melhor sem que a nicotina entorpore o seu paladar. Algumas pessoas confundem o desejo de ter fome com a nicotina, e algumas pessoas acham que sentem falta da ação física de ‘mão a boca’ de fumar um cigarro.

É fácil ver como substituir um cigarro por um lanche, aproveitar mais sua comida, ter um apetite mais forte e um metabolismo mais baixo pode levar ao ganho de peso se não for cuidadoso.

Você sabia?

O serviço médico on-line oferece aos pacientes uma alternativa segura e discreta para comprar Champix para deixar de fumar com prescrição online. Tudo o que você precisa fazer é responder algumas perguntas no questionário on-line, que serão analisadas pelo médico. Depois de determinar a adequação para Champix para deixar de fumar, a receita on-line será emitida e o medicamento será enviado para o endereço desejado.

Clique aqui para comprar o Champix on-line – prescrição on-line inclusive.

Dica dos editores do Medico-Online.org

5/5

Quanto peso posso ganhar quando paro de fumar?

Pesquisadores do Centro Médico de Quioto, no Japão, estudaram 186 pacientes em uma clínica de cessação do tabagismo e descobriram que quanto mais viciados estavam na nicotina, maior a probabilidade deles ganharem peso quando desistirem.

Eles analisaram pessoas com idade média de 60 anos que fumavam em média um maço de cigarros ou mais por dia. As pessoas que fumaram mais antes de desistirem ganharam mais nos três meses depois que desistiram – em média, cerca de 2,5 quilos.

Pensou-se que, porque a maioria das pessoas envolvidas no estudo estava a usar alguma forma de terapia de reposição de nicotina (TRN) ou fármacos prescritos para parar de fumar, isso terá mantido o seu ganho de peso a um mínimo em comparação com pessoas que desistem sem fármacos .

Um cronograma de parar de fumar

Então, as razões para desistir parecem bem, mas quanto tempo tem que esperar antes que os benefícios para a saúde realmente entrem em vigor?

Vamos detalhar as mudanças ao longo do tempo, para saber quando provavelmente perceberá os resultados da cessação do tabagismo.

Como parar de fumar

A taxa de sucesso de cada método para parar de fumar depende inteiramente da pessoa. Pode achar que a melhor maneira de parar de fumar é a força de vontade sozinha, ou comprimidos ou que os adesivos podem funcionar melhor com o seu estilo de vida ou que a terapia é a resposta; só você saberá o melhor método(s) para si.

Tratamento de prescrição

A medicação prescrita tem mostrado ser um tratamento mais eficaz para parar de fumar, oferecendo uma taxa de sucesso de 50%, do que a terapia de reposição de nicotina (comprimidos, adesivos e gomas de mascar) e qualquer outro método de parar de fumar.

Um curso da prescrição única parar de fumar comprimidos chamados Champix são fáceis de usar, tomadas continuamente por um período de 12 semanas com alguns usuários optando por mais 12 semanas para garantir que os sintomas de abstinência e desejos de nicotina desapareceram completamente. Aqueles que tomam mais de 12 semanas de tratamento têm uma chance extra de 20% (70% no total) de desistir para sempre.

Em um estudo recente no Reino Unido (realizado em junho de 2010), foram testados sete métodos de tratamento para taxas de sucesso entre um grupo de participantes durante mais de 6 meses. Os resultados mostraram que Champix combinado com suporte comportamental é mais eficaz, muito à frente da terapia de reposição de nicotina e suporte.

Dosagens de Champix

Terapia de reposição de nicotina (TRN)

Os métodos mais comuns do tratamento para parar de fumar, terapia de reposição de nicotina (TRN) está disponível ao balcão e pode vir na forma de comprimidos, adesivos, gengivas, inaladores ou sprays. Apesar da sua exposição e disponibilidade, foram provados que não são realmente o método mais bem sucedido.

O principal apelo da TRN é que ela pode ser obtida sem receita médica, tornando-as extremamente convenientes, mas a principal desvantagem é a baixa taxa de sucesso; a taxa de recaída é alta, com apenas 17% das pessoas permanecendo permanentemente livres de fumo após a sua primeira tentativa.

Aconselhamento ou terapia é outro método alternativo para parar de fumar que pode ser explorado, e uma combinação desses métodos irá melhorar a taxa de sucesso.

Vontade própia

Em casos raros, pode parar de fumar por vontade própia. Embora seja possível desistir no local, a maioria dos fumador tem uma chance mais realista de desistir com ajuda adicional. É importante estar no estado de espírito certo para sair; é essencial o compromisso e a dedicação.

Comprar medicamentos para deixar de fumar on-line sem receita - Como funciona

Você pode encomendar o medicamento de prescrição para deixar de fumar (Champix) on-line, porque os médicos on-line emitem uma receita médica com base em suas informações médicas. Semelhante ao seu médico de família, você responde a algumas questões médicas importantes durante a consulta on-line. Com base nisso, o médico on-line determina se o uso da medicação para deixar de fumar é adequado para você. A prescrição on-line será enviada para uma farmácia que envie o remédio por entrega expressa.

É seguro comprar o medicamento para deixar de fumar on-line?

Nós lhe recomendamos a clínica online Treated.com. Treated.com prescreve o tratamento para deixar de fumar (Champix & Zyban) apenas para pacientes, que são adequados para tomar o medicamento. Como primeiro passo, você deve preencher o questionário médico. É essencial que você não faça declarações falsas para que o médico on-line possa revisar correctamente seu status de saúde.

Os médicos do Treated.com são regulamentados no Reino Unido pela Comissão Reguladora de Serviços de Saúde e Cuidados Independentes. Todos os médicos são devidamente credenciados pelo GMC (Conselho Geral de Medicina).

Posso comprar medicação para deixar de fumar sem receita médica?

Não é legal comprar medicamentos prescritos para deixar de fumar (Champix & Zyban) sem receita médica online. Rever os sintomas e prescrever o medicamento apropriado por um médico qualificado ajudará a evitar os riscos de erros de diagnóstico. No pior dos casos, a doença pode até aumentar. No Treated.com, você pode contar com atendimento médico e farmácia on-line descomplicado, discreto e seguro.

Além disso, há um risco maior de que os medicamentos para deixar de fumar (Champix & Zyban) oferecidos sem receita médica sejam medicamentos falsificados. Eles não estão sujeitos a nenhum padrão e controle de produção; a produção é muitas vezes realizada sob condições anti-higiênicas, o que não pode ser comparado com os padrões europeus.

Ingredientes activos e outros podem estar contaminados. Isso torna esses medicamentos muito perigosos e imprevisíveis em seus efeitos sobre a saúde. Ingredientes podem causar reações alérgicas ou não mostrar nenhum efeito.

Como comprar Champix para deixar de fumar online

A clínica online Treated.com é aprovada no Reino Unido e, portanto, permite diagnóstico remoto e prescrição on-line para todos os cidadãos da UE. Você pode encomendar medicamentos para deixar de fumar (Champix) em Treated.com sem receita médica de seu médico, como o médico on-line emitirá uma receita on-line com base em seus dados médicos. Depois disso, você receberá seu tratamento via entrega expressa da farmácia on-line.

Referências:

  1. Nicotine Effects and Addiction. National Cancer Institute; U.S. Department of Health and Human Services. URL: cancercontrol.cancer.gov
  2. Dual role of nicotine in addiction and cognition: A review of neuroimaging studies in humans. Agnes J. Jasinska et al. Neuropharmacology Volume 84, September 2014. URL: sciencedirect.com
  3. How tobacco smoke causes Disease. Centers for Disease and Prevention, US Department of Health & Human Services. URL: cdc.gov
  4. Resumo das Caracterísiticas do medicamento Champix pela Agência Europeia de Medicamentos – URL:ema.europa.eu
  5. Be Addictive: emergence, forms and treatment of dependencies . Alfried Längle, Christian Probst, Facultas University Publishers, 1997.
  6. “The effect of Smoking in Midlife on Health-Related Quality of Life in Old Age A 26-Year Prospective Study”.Strandberg A. et al, Arch Intern Med., 2008, 168 (18): 1968-1974.