Autor:
Victor Fernandes Rocha
Conselheira:
Medicina
Experiência:
> 7 anos
Autor: Perito Médico
Victor Fernandes Rocha
A doxiciclina é um antibiótico que pode ser prescrito para tratar IST bacterianas, como a clamídia, e para prevenir a malária. Pertence a um grupo de medicamentos chamados antibióticos de tetraciclina e mata as bactérias. É também um tratamento preventivo eficaz contra a malária, já que mata o parasita da malária. É um medicamento de prescrição e não pode comprar sem receita.
A clínica online Treated.com é aprovada no Reino Unido e, portanto, permite diagnóstico remoto e prescrição on-line para todos os cidadãos da UE. Você pode encomendar Doxiciclina em Treated.com sem receita médica de seu médico, como o médico on-line emitirá uma receita on-line com base em seus dados médicos. Depois disso, você receberá seu tratamento via entrega expressa da farmácia on-line.
O que é doxiciclina?
Doxiciclina é um medicamento que é eficaz no combate a uma ampla gama de infecções bacterianas em muitas partes diferentes do corpo. É uma droga antibacteriana, também conhecida como antibiótico. Antes de usar este medicamento, é importante consultar o seu médico para garantir que não é alérgico a ele ou a qualquer outra forma do antibiótico tetraciclina.
É eficaz no tratamento de infecções sexualmente transmissíveis causadas por bactérias, como clamídia, uretrite não específica e ureaplasma, e toma-se por via oral na forma de um comprimido de 100mg. A doxiciclina retarda a propagação da infecção, de modo que o sistema imunológico do corpo pode combatê-la de forma mais eficaz.
Estes comprimidos são tomados durante um curto período de tempo numa dose mais baixa em comparação com outros tratamentos de IST, como a azitromicina, que está disponível em 250 mg e 500 mg. Isso torna a doxiciclina menos propensa a causar efeitos colaterais.
A doxiciclina é um antibiótico de tetraciclina, o que significa que pode ser usado para tratar toda uma série de infecções. Um outro uso popular da doxiciclina é a prevenção da malária. Pode ser prescrito para indivíduos que viajam para áreas de alto risco do mundo e, especialmente, onde o parasito da malária desenvolveu imunidade a outros tratamentos.
Um benefício secundário da doxiciclina no tratamento de IST é a possível melhora de outras infecções bacterianas, como infecção do trato urinário, acne e bronquite, embora nunca seja prescrita para ajudar apenas nessas condições, e não deve ser tomada para isso.
A doxiciclina em si está disponível em vários sais diferentes. Esses incluem; cloridrato de doxiciclina (hiclato), mono-hidrato de doxiciclina, carragenato de doxiciclina, fosfato de doxiciclina de cálcio e doxiciclina (fosfatox). A forma de doxiciclina que temos disponível para encomenda contém hiclato de doxiciclina.
Dados do Medicamento Doxiciclina
- Nome: Doxiciclina
- Princípio ativo: Doxiciclina
- Classe: Antibiótico
- Fabricante: Generis
- Dispensa: Medicamento sujeito a receita médica
Por que escolher a doxiciclina?
Embora a doxiciclina seja eficiente no tratamento de várias infecções diferentes, incluindo pneumonia, bronquite crônica, sinusite, doença inflamatória pélvica e herpes oral, é mais comumente usada para prevenir e tratar a malária. Também é freqüentemente prescrito pelos médicos para tratar a acne de leve a grave. O uso de doxiciclina neste caso pode melhorar significativamente a aparência e a confiança daqueles que sofrem desta condição de pele comum.
Como funciona a doxiciclina?
Os efeitos antibacterianos desta medicação impedem a propagação de bactérias, impedindo-a de produzir proteínas que são vitais para ajudar a manter-se viva e aumentar de tamanho. Isso permite que o seu sistema imunológico natural combata e mate a infecção.
Para a doxiciclina, a duração típica do tratamento para uma dose de 100 mg é de cerca de sete dias, dependendo das instruções do seu médico e dentro do folheto informativo, ou seja, comprimidos de doxiciclina de ação rápida.
A natureza do antibiótico e o fato de ser uma dose alta significa que a doxiciclina é fácil de tomar e altamente eficaz. Muitas pessoas vêem os sintomas diminuirem em gravidade em apenas dias e a infecção completamente curada em uma semana.
A doxiciclina trabalha no tratamento da acne porque ataca as bactérias associadas à acne, Propionebacterium acne. Este é um tipo comum de bactérias que se alimentam de sebo produzido pelas glândulas sebáceas da pele. Produz resíduos e ácidos graxos que irritam as glândulas sebáceas, tornando-as inflamadas e causando manchas. Ao controlar o número de bactérias, a doxiciclina controla a inflamação das glândulas sebáceas e permite que a pele se cure.
Como funciona a doxiciclina para o tratamento de IST?
A doxiciclina não estritamente mata a IST bacteriana, mas ajuda o sistema imunológico do seu corpo a fazê-lo efetivamente. É conhecido como um “antibiótico de tetraciclina” (antibióticos de amplo espectro), o que significa que pode tratar com sucesso várias IST, não apenas uma.
A bactéria que causa determinadas infecções sexualmente transmissíveis precisa continuamente produzir proteínas para ajudá-la a espalhar-se e permanecer viva. A doxiciclina inibe a capacidade da bactéria em fazer isso, impedindo o progresso da IST. Isso dá ao seu próprio sistema imunológico a ajuda necessária para combater a infecção e, eventualmente, matá-lo completamente.
Você sabia?
O serviço médico on-line oferece aos pacientes uma alternativa segura e discreta para comprar Doxiciclina com prescrição online. Tudo o que você precisa fazer é responder algumas perguntas no questionário on-line, que serão analisadas pelo médico. Depois de determinar a adequação para Doxiciclina, a receita on-line será emitida e o medicamento será enviado para o endereço desejado.
Clique aqui para comprar Doxiciclina on-line – prescrição on-line inclusive.
Dica dos editores do Medico-Online.org
Como tomar doxiciclina
Quando se toma para prevenir a malária, a doxiciclina precisa ser tomada na dose de um comprimido de 100 mg por dia. Cada cápsula de doxiciclina deve engolir-se com um copo cheio de água, sentado ou em pé. Tome a cápsula aproximadamente à mesma hora todos os dias. Deixe pelo menos trinta minutos depois de tomar o comprimido antes de ir para a cama ou deitar-se, pois isso ajuda a prevenir problemas estomacais, como úlceras. Por favor, note que a embalagem do produto pode ser diferente da imagem acima.
Se sentir dor de estômago ou náusea ao tomar a cápsula, pode descobrir que tomá-la com uma refeição ajuda a evitar esse efeito colateral.
Precisa começar a tomar comprimidos de doxiciclina dois dias antes de viajar para uma área de malária para estar protegida. Depois de voltar de uma área de risco, precisa continuar a tomar o comprimido diário por quatro semanas. Isso é para garantir que a doença não se quebre se tiver sido infectado durante o seu tempo no exterior.
A prevenção da malária com doxiciclina é altamente eficaz. No entanto, ainda precisa evitar picadas de insetos usando repelente de insetos e mosquiteiros. Se sentir sintomas de malária em qualquer altura durante as suas viagens, deve procurar ajuda médica imediatamente, mesmo que tenha tomado comprimidos de malária.
E se eu esquecer de tomar um comprimido?
Caso se tenha esquecido de tomar o seu comprimido diário, tome-o assim que se lembrar e depois tome a dose seguinte na hora certa, mas não tome uma dose dupla se tiver esquecido completamente de tomar uma dose.
Quais são os efeitos colaterais da doxiciclina?
Como a doxiciclina é eficaz em uma dose menor de 100mg para IST, normalmente é muito bem tolerada. Se sentir efeitos colaterais, estes são geralmente leves por natureza e, portanto, o positivo do tratamento supera o desconforto temporário.
Efeitos colaterais mais comuns – a maioria das pessoas não apresenta efeitos colaterais ao tomar Doxiciclina. No entanto, os efeitos colaterais acontecem e estes são os sintomas a serem observados:
- Dor na boca, indigestão e dificuldade para engolir. Isso pode ser um sinal de que o seu aparelho digestivo está um pouco inflamado do medicamento
- Sentir-se doente (náusea), estar doente (vomitar) ou perder o apetite
- Fezes moles ou diarreia
- Um ruído de zumbido no ouvido (zumbido)
- Dor ou coceira ao redor do ânus ou genitais
- Uma infecção por fungos ao redor do ânus ou genitais
Efeitos colaterais mais raros – alguns desses efeitos colaterais, embora muito raros, são mais graves. Deve consultar um médico assim que possível se tiver esses sintomas:
- Uma erupção cutânea vermelha na sua pele, que pode parecerse com bolhas ou queimaduras
- Uma reação grave da pele quando está exposta à luz solar (por exemplo, bolhas e dor ocular)
- Dor de cabeça severa ou alterações na sua visão. Isso pode ser um sinal de que há um aumento da pressão ao redor do cérebro e pode levar a complicações a longo prazo
- Cólicas estomacais graves, febre e diarreia com sangue ou água. Esta é uma condição chamada colite pseudomembranosa, em que o trato digestivo está gravemente inflamado pelo medicamento.
- Sentir um batimento cardíaco acelerado (palpitações), sentir-se tonto ou desmaiar
- Dor severa no seu abdômen
Reacção alérgica – pode ter uma reacção alérgica se tomar Doxiciclina. Isso pode variar de uma reação leve a um risco para a vida.
Doxiciclina e o sol
A doxiciclina pertence a um grupo de antibióticos que podem causar o efeito colateral da fotossensibilidade. Isso significa que, ao tomar doxiciclina, é mais provável que fique bronzeado. Para a duração do seu tratamento, deve aplicar protetor solar antes de passar o tempo exposto à luz solar direta. Não deve usar uma espreguiçadeira enquanto toma comprimidos de doxiciclina.
Há uma série de outros efeitos colaterais raros, mas graves. Se tiver alguma das seguintes reações, pare de tomar o medicamento e procure ajuda médica imediatamente.
Avisos importantes
Alteração permanente da advertência da cor dos dentes: este medicamento pode causar mudanças permanentes na cor dos dentes em crianças, se for usado durante o desenvolvimento dos dentes. Este período inclui a última metade da gravidez até os 8 anos de idade. Os dentes das crianças podem mudar para amarelo, cinza ou castanho.
Aviso de diarréia associada a antibióticos: este medicamento pode causar diarréia associada a antibióticos. Isso pode variar de diarréia leve a infecção grave do cólon. Em casos raros, esse efeito pode ser fatal (causar a morte). Se tiver diarreia grave ou persistente, informe o seu médico. Eles podem parar o seu tratamento com este medicamento.
Aviso de hipertensão intracraniana: Este medicamento pode causar hipertensão intracraniana ou pressão alta dentro do crânio. Os sintomas podem incluir dor de cabeça, visão embaçada, visão dupla e perda de visão. Informe o seu médico imediatamente se tiver estes sintomas. Também pode ter inchaço dentro dos olhos. As mulheres em idade fértil que estão acima do peso têm um risco maior desta condição. Se já teve hipertensão intracraniana, seu risco também é maior.
Aviso grave de reação cutânea: este medicamento pode causar reações graves à pele. Estas incluem condições denominadas síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica e reação a drogas com eosinofilia e sintomas sistêmicos (RDESS). Os sintomas podem incluir bolhas, descamação da pele e uma erupção de pequenas manchas roxas. Se tiver algum destes sintomas, pare de tomar este medicamento e chame o seu médico imediatamente.
A doxiciclina pode interagir com outros medicamentos
Doxiciclina oral pode interagir com outros medicamentos, vitaminas ou ervas que pode tomar. Uma interação é quando uma substância muda a maneira como um medicamento funciona. Isso pode ser prejudicial ou impedir que o medicamento funcione bem.
Para ajudar a evitar interações, o seu médico deve gerenciar todos os seus medicamentos com cuidado. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos, vitaminas ou ervas que está a tomar. Para descobrir como esse medicamento pode interagir com outra coisa que está a tomar, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Medicamentos que não deve usar com doxiciclina. Exemplos desses medicamentos incluem:
- Penicilina. A doxiciclina pode interferir na forma como a penicilina mata as bactérias.
- Isotretinoína. Tomar isotretinoína e doxiciclina juntos pode aumentar o risco de hipertensão intracraniana.
Interações que podem tornar os seus medicamentos menos eficazes – Quando toma doxiciclina com certos medicamentos, a doxiciclina pode não funcionar tão bem para tratar a sua condição. Isso ocorre porque a quantidade de doxiciclina no seu corpo pode ser diminuída. Exemplos de medicamentos que podem causar esse tipo de interação incluem:
- Antiácidos que contêm alumínio, cálcio, magnésio, subsalicilato de bismuto, e as preparações que contêm ferro
- Medicamentos para convulsões, como barbitúricos, carbamazepina e fenitoína
- Interações que podem aumentar os efeitos colaterais
Tomar doxiciclina com certos medicamentos aumenta o risco de efeitos colaterais desses medicamentos. Um exemplo de um medicamento que poderia causar esse tipo de interação é:
- Varfarina. O seu médico pode diminuir a dosagem da sua varfarina se precisar tomá-la com doxiciclina.
Precauções ao tomar Doxiciclina
A doxiciclina deve ser usada com cautela em:
- Pessoas com problemas renais ou hepáticos.
- Pessoas que tomam medicamentos com potencial para causar efeitos adversos no fígado.
- Pessoas com uma condição chamada lúpus eritematoso sistêmico, na qual há inflamação de longo prazo da pele e alguns órgãos internos.
- Pessoas com fraqueza muscular anormal (miastenia gravis).
Quem não deve tomar doxiciclina?
- Crianças menores de 12 anos de idade.
- Mulheres grávidas ou amamentando (veja também abaixo).
- Pessoas alérgicas a outros antibióticos do tipo tetraciclina, por ex. tetraciclina, minociclina.
- Pessoas alérgicas a qualquer ingrediente do medicamento.
Comprar Doxiciclina on-line sem receita - Como funciona
O Doxiciclina é um medicamento de prescrição para o tratamento da impotência e não pode ser adquirido em Portugal sem receita médica, incluindo farmácias on-line. Existem fornecedores on-line que vendem Doxiciclina sem receita médica. Estes fornecedores são considerados altamente duvidosos, as suas acções são ilegais em Portugal e na UE.
Além disso, entregar o Doxiciclina em Portugal mesmo do exterior sem receita médica é ilegal, e aqueles que encomendam a medicação de um fornecedor on-line sem receita médica estão envolvidos nessas atividades ilegais.
É seguro comprar online o Doxiciclina na clínica online?
A clínica online Treated.com é aprovada no Reino Unido e, portanto, permite diagnóstico remoto e prescrição on-line para todos os cidadãos da UE. Você pode comprar Doxiciclina on-line sem receita médica do seu médico em Treated.com, já que os medicos irão verificar seus dados de saúde com base em um questionário on-line que você tem que preencher. Os médicos do Treated.com são regulamentados pela Comissão Independente de Saúde no Reino Unido e são credenciados pelo Conselho Geral de Saúde (GMC).
Se a medicação for adequada para você, uma receita para o Doxiciclina será emitida e enviada para a farmácia de venda por correspondência. Depois disso, o tratamento será enviado a você por entrega expressa. Além do endereço residencial ou comercial, você também pode usar as estações de coleta UPS.
Como eu saberei se é o Doxiciclina original?
O Doxiciclina virá em embalagens genuínas, incluindo blisters para os comprimidos. Todo medicamento virá completo com o folheto do paciente, que deve ser lido minuciosamente antes do uso. No Treated.com, o processo inclui cheques do médico, bem como a farmácia registrada no Reino Unido para garantir a autenticidade do Doxiciclina. Se você não tiver certeza, entre em contacto com o Atendimento ao Cliente do Treated.com para maior validação.
Como comprar Doxiciclina online
A clínica online Treated.com é aprovada no Reino Unido e, portanto, permite diagnóstico remoto e prescrição on-line para todos os cidadãos da UE. Você pode encomendar Doxiciclina em Treated.com sem receita médica de seu médico, como o médico on-line emitirá uma receita on-line com base em seus dados médicos. Depois disso, você receberá seu tratamento via entrega expressa da farmácia on-line.
Comprar medicamentos (antibióticos) contra DSTs on-line:
Referências:
- UAB study confirms efficacy of major chlamydia drug. The University of Alabama at Birmingham. URL: uab.edu
- Makrolide und Tetracycline: bakteriostatisch wirksame Antibiotika. In: Avoxa – Mediengruppe Deutscher Apotheker GmbH. pharmazeutische-zeitung.de
- Seven days of doxycycline is an effective treatment for asymptomatic rectal Chlamydia trachomatis infection. In: SAGE Publications. URL: journals.sagepub.com
- Gebrauchsinformationen: Doxycyclin STADA® 200 mg Tabletten. STADApharm GmbH. URL: stada.de
- Nadelman RB, Luger SW, Frank E, Wisniewski M, Collins JJ, Wormser GP (1992). “Comparison of cefuroxime axetil and doxycycline in the treatment of early Lyme disease“. Annals of Internal Medicine. 117 (4): 273–80.
- Errami M, Galindo CL, Tassa AT, Dimaio JM, Hill JA, Garner HR (2007). “Doxycycline attenuates isoproterenol- and transverse aortic banding- induced cardiac hypertrophy in mice“. J Pharmacol Exp Ther. 324 (3): 1196–203.
- Chodosh S, Tuck J, Pizzuto D (1988). “Comparative trials of doxycycline versus amoxicillin, cephalexin and enoxacin in bacterial infections in chronic bronchitis and asthma“. Scand J Infect Dis Suppl. 53: 22–8.